Orquestra-283.jpg

LUIS MIGUEL dos SANTOS CLEMENTE

(Évora, Portugal, n. 1977)

BIOGRAFIA

Luis Miguel Clemente é um proeminente maestro, professor superior de direção de orquestra e investigador português, reconhecido como um dos mais talentosos e estimulantes da sua geração, que desenvolve uma intensa atividade em Portugal e no estrangeiro. Maestro carismático e refinado, é motivado por uma profunda crença no poder positivo da música para unir e inspirar pessoas. 

É Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Nacional de Sopros desde 2008. Desde 2018 é Maestro Titular da Jovem Orquestra da Costa Atlântica. É Diretor Artístico e Musical do Festival Internacional de Música de Portel. Desde 2016 é Codiretor Artístico e Maestro do Coro Sénior de Esposende. Desde 2015 é Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra da Costa Atlântica. Desde 2010 é Diretor de Estudos e Professor Superior em Direção de Orquestra na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica

Nos últimos anos, Luis Miguel Clemente alcançou reputação internacional, apresentando-se regularmente como maestro,  professor de direção de orquestra e júri em competições internacionais em Portugal e no estrangeiro. Em 2018 e 2019, irá apresentar-se em Portugal, Taiwan, Líbano, México, Brasil, Alemanha, Irlanda, Itália, Eslováquia, Inglaterra, Alemanha e Myanmar. 

Em 2008 recebeu o prémio Cátedra Leonard Bernstein, atribuído pela fundação Caja Rural de España (Espanha). Em 2012 foi vencedor do International Conducting Competition em Budapeste (Hungria). Em 2014 dirigiu a Pacific Region Festival Orchestra (Canadá), uma performance galardoada com o 1º prémio no Pacific Region Young Soloist Competition

Luisprofiledetail

"um maestro e líder carismático e inspirador, dotado de uma técnica impecável e de um meticuloso conhecimento musical e musicológico"

Colin Metters (Emeritus Professor of Conducting at the Royal Academy of Music)

Atualmente, Luis Miguel Clemente está na fase final da sua investigação com vista à obtenção do Doutoramento em Direção de Orquestra, na Universidade de Aveiro, com tese focada no maestro Carlos Kleiber. Em 2014 foi distinguido com o Diploma de Especialização em Performance - Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro. É mestre em Performing Arts pela Maryland University. É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É licenciado em Direção de Orquestra pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres. Entre 2007 e 2011 aperfeiçoou os seus estudos em direção de orquestra em Itália, no instituto superior ISEB, na estrita classe do maestro Jan Cober, diplomando-se com mérito. Estudou ainda com Alexander Polischuk, Jean Sebastien Berreau, Ernest Schelle, Arturo Tamayo, Michael Dittrich e Josep Pons. Nos últimos anos tem como mentor o maestro Colin Metters.


 
 
Orquestra-126.jpg